“Os novos exames nacionais na Finlândia” em conferência no Departamento de Matemática da UC

16 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Os novos exames nacionais na Finlândia” é o tema da conferência pública que vai decorrer no sábado, dia 17 de outubro, pelas 10 horas, na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (UC).

A iniciativa enquadra-se no projeto de investigação “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países”, coordenado pela UC, e pretende contribuir para aprofundar a discussão em Portugal sobre os exames, através do estudo de outros sistemas educativos e dos seus exames.

A Finlândia, «um país nas bocas do mundo pelos excelentes resultados que tem obtido nos estudos comparativos internacionais, está a mudar o seu exame nacional, o ylioppilastutkinto, que é ao mesmo tempo exame final do Ensino Secundário e exame de entrada no Ensino Superior», refere o matemático Jaime Carvalho e Silva.

Foi experimentado pela primeira vez este ano, o DIGABI, «um exame digital, totalmente realizado num computador, via internet, feito ao mesmo tempo por todos os alunos. Há vários softwares a que os alunos têm acesso e que são previamente definidos e disponibilizados (como o LibreOffice, o Geogebra e os emuladores de calculadoras gráficas)», prossegue o docente da UC.

Até 2019 todos os exames na Finlândia terão passado a ser 100% digitais, incluindo os exames de línguas. Como se está a processar tal mudança? Quais os seus objetivos? Estas e outras questões vão ser analisadas na conferência.

O projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e visa «confrontar o sistema português com as suas debilidades em função das experiências de outros países. Queremos perceber que exames são feitos, quem os produz e como os produz, como são corrigidos e como é controlada a qualidade das provas», explica Jaime Carvalho e Silva.