Palestra “As plantas na obra poética de Camões” com Jorge Paiva no Rómulo

21 novembro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“As plantas na obra poética de Camões” é o título da palestra que Jorge Paiva, biólogo e investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, vai proferir no ciclo “Ciência às Seis”.

A sessão acontece a 22 de novembro, pelas 18h00, no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Resumo
“A obra de Camões, quer a épica quer a lírica, está repleta de referências a plantas. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura, não eram tanto as plantas comestíveis ou ornamentais, mas mais as plantas medicinais. Nesta palestra abordaremos algumas das plantas mais invulgares referidas nos Lusíadas e praticamente todas as citadas na Lírica. Aliás, é nos Lusíadas que o poeta mais plantas menciona (cerca de cinco dezenas), na maioria asiáticas e aromáticas. Na Lírica refere muito menos espécies de plantas (cerca de três dezenas e meia), maioritariamente, europeias campestres e ornamentais”.