Palestra com Joana Lobo Antunes em Coimbra no Rómulo

24 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe, a 28 de março pelas 18 horas, a palestra intitulada “Porque nos havemos de importar com a ciência”. A palestrante será Joana Lobo Antunes, uma das mais destacadas comunicadoras de ciência portuguesa, investigadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica – António Xavier.

A palestra insere-se no ciclo “Ciência às Seis” coordenado por António Piedade.

 

Resumo da palestra:
A ciência e tecnologia são das principais forças motrizes de uma economia moderna, são inúmeros os exemplos que nos rodeiam e que demonstram constantemente o quanto a nossa vida mudou graças ao conhecimento e à sua aplicação. Aumento da esperança média de vida, aumento da qualidade de vida, maiores níveis de conforto, maior interacção entre pessoas distantes, melhores acessos.

É fácil compreender o impacto daquilo que chega à sociedade em forma de produtos e serviços, no entanto a Ciência que está a ser produzida neste momento nos institutos de investigação e universidades demorará muito tempo a ser compreendida na sua plenitude. Ao mesmo tempo, é essa ciência complexa, nova e inovadora que temos de conseguir fazer chegar às pessoas, para que por um lado saibam o que é produzido pelo investimento do dinheiro dos seus impostos e por outro continuemos a alimentar a cultura científica da população, e o prazer intelectual em compreender o conhecimento gerado com quem o faz.

O principal desafio para os comunicadores de ciência hoje em dia é conseguir traduzir este conhecimento, de forma tão estimulante quanto a paixão e empenho que os investigadores depositam nele. Para que as pessoas se importem de vez com a Ciência.

 

Partilhe