No dia 7 de abril, pelas 18h, o Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe a palestra “Determinismo e susceptibilidade: duas caras na nova genética”, com Cláudio E. Sunkel.

Claudio E. Sunkel é Diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e Vice-diretor do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S).

A iniciativa surge no âmbito do ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade, e que decorre de fevereiro a julho de 2016.

A entrada é livre.

 

Consulte a página de facebook do evento aqui.

 

Resumo da palestra:

Durante os últimos anos, o avanço da Biologia tem conhecido resultados espantosos sobre a forma como os organismos se desenvolvem, sobre as bases genéticas do desenvolvimento e sobre a contribuição de fatores externos nos processos que levam a formação de um organismo. Para isto tem contribuído de forma decisiva o desenvolvimento da Biologia Molecular que neste momento permite a sequenciação de um genoma humano em poucos dias e a um custo muito reduzido. Esta avalanche de dados e a sua análise bioinformática estão a permitir que a contribuição dos genes para as doenças seja uma pergunta cada vez mais recorrente. Nesta apresentação, pretendo abordar de que forma por uma parte o nosso genoma condiciona e determina o nosso fenótipo, e por outra como e porque somos afinal todos tão diferentes, mostrando diferentes graus de susceptibilidade para o aparecimento e tratamento da maior parte das nossas doenças.

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »