Palestra “Doenças raras: Acordar, pestanejar e as avarias da fábrica da energia”, por Manuela Grazina

Evento insere-se no programa do ciclo Ciência às Seis.

20 março, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O ciclo Ciência às Seis leva a palestra “Doenças Raras: Acordar, pestanejar e as avarias da fábrica de energia” ao Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

O evento está marcado para quarta-feira, 21 de março, pelas 18 horas e tem como oradora convidada a docente da Faculdade de Medicina da UC, Manuela Grazina.

A entrada é livre. Mais informações sobre o evento aqui.

 

Resumo da palestra
“O funcionamento bioquímico do corpo humano revelado pela ciência faz-nos reconhecer a sua complexidade.
No que diz respeito à produção de energia no organismo humano, ela ocorre maioritariamente nos organelos denominados “mitocôndrias”, as “centrais energéticas” das nossas células, onde se forma a maior parte do ATP, a nossa “moeda” da energia, que faz tudo funcionar no nosso corpo.
Na membrana interna das mitocôndrias, existem várias unidades de produção de energia, cadeia respiratória mitocondrial (CRM), através do processo de fosforilação oxidativa.
Para que a CRM tenha todas as “peças” a funcionar, é necessário traduzir o código genético em cerca de 1.500 elementos, de ambos os genomas, nuclear e mitocondrial, tendo este último apenas 37 genes para formar 13 proteínas que integram a CRM.
Quando existem defeitos genéticos que comprometam a estrutura e/ou a função de uma dessas “peças”, podem surgir doenças, as citopatias mitocondriais ou “avarias na fábrica de energia”. São doenças complexas, muito debilitantes, e, frequentemente, fatais. A nossa equipa dedica-se há mais de 23 anos a estudar estas doenças para identificar as suas causas e esclarecer os seus mecanismos, para que haja esperança de encontrar um tratamento.
Para acordar e pestanejar, é preciso energia! Só por isso, temos de ser um bocadinho felizes todos os dias!”

 

Rómulo Centro Ciência Viva da UC
Partilhe