Palestra “Ferrugens e antracnoses: dois patossistemas contrastantes com impacto na Biologia e desafios para a Agronomia”

12 abril, 2018≈ 2 mins de leitura

© DR

“Ferrugens e antracnoses: dois patossistemas contrastantes com impacto na Biologia e desafios para a Agronomia” é o tema da palestra que vai ser proferida pelo investigador do Instituto Superior de Agronomia, Pedro Talhinhas, amanhã, 13 de abril, no anfiteatro II do Colégio de São Bento, no Polo I da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Organizada pelo Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, nesta apresentação vão ser exploradas as interações planta-fungo em dois sistemas contrastantes, um biotrófico e outro necrotrófico. Partindo respetivamente dos exemplos ferrugem do cafeeiro e gafa da oliveira, serão abordados aspetos biológicos, citogenómicos, taxonómicos, ecológicos e agronómicos destas interações, de onde emanam desafios para a Agronomia (nomeadamente nas áreas da patologia vegetal e do melhoramento de plantas) e casos de estudo para a Biologia/Micologia (nomeadamente para a Taxonomia, Ecologia e Genética).

Pedro Talhinhas é licenciado e doutorado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde é investigador convidado na área da fitopatologia e micologia.

Cristina Pinto