Palestra “Matemáticos Portugueses do Século XVI” no Rómulo

17 fevereiro, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra vai ser palco da palestra”Matemáticos Portugueses do Século XVI: um retrato de grupo”, a cargo de Henrique Leitão, historiador de Ciência.

A sessão, que vai realizar-se a 21 de fevereiro, pelas 18 horas, insere-se no ciclo “Ciência às Seis”, uma iniciativa coordenada por António Piedade e que vai decorrer até julho do presente ano.

A entrada é livre e aberta ao público em geral.

Resumo da palestra
Esta palestra tem por objetivo olhar as atividades matemáticas em Portugal no século XVI como um todo, procurando identificar tradições, temas, instituições, grupos, contextos sociais, redes de contactos, etc.
O que já se sabe hoje em dia acerca destas atividades permite uma tal visão de conjunto; isto é, permite compreender algo acerca do modo como as disciplinas matemáticas foram ensinadas, utilizadas e cultivadas entre nós nesse período. Um exame atento destes factos permite também pôr em relevo as principais linhas de força dos estudos matemáticos em Portugal no século XVI, os fatores que mais contribuíram para o desenvolvimento desses estudos, e as principais dificuldades e elementos reativos.

Saiba mais sobre o evento aqui.