Palestra no Rómulo com a astrobióloga Zita Martins que trabalhou na NASA

10 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A 14 de março, pelas 18 horas, realiza-se no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada “Astrobiologia: Origem e deteção de vida no nosso sistema solar”. A palestrante será Zita Martins, a mais destacada astrobióloga portuguesa a nível internacional, investigadora no Imperial College e membro da Royal Society, de Londres, Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Zita Martins foi cientista convidada da NASA em 2005, altura em que resolveu um problema com várias décadas de existência: a origem extraterrestre de algumas moléculas essenciais para a vida encontradas em meteoritos.

A palestra insere-se no ciclo “Ciência às Seis” coordenado por António Piedade.

 

FOTO - Zita Martins - credito MIGUEL ANGEL FONTA

Zita Martins Foto: Miguel Angel Fonta

 

 

Resumo da palestra:
Duas das grandes questões da ciência que permanecem sem resposta são “Como é que surgiu a vida na Terra?” e “Será que existe vida noutras partes do nosso sistema solar?”. A Astrobiologia é uma ciência interdisciplinar que tem como objectivo responder a estas perguntas. Nesta palestra irá ser apresentado o que sabemos actualmente sobre os processos que levaram à origem da vida no nosso planeta, em especial a contribuição de moléculas orgânicas por meteoritos e cometas. Irão também ser apresentados os locais do nosso sistema solar que podem albergar vida extra-terrestre, e de que maneira os cientistas detectam os sinais dessas potenciais formas de vida em futuras missões espaciais.
Partilhe