Passeio “A Biodiversidade escondida à nossa volta!” vai até ao Botânico

A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias até dia 27 de julho.

24 julho, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Será que temos consciência da quantidade de animais com os quais partilhamos os ecossistemas, ou mesmo com os quais convivemos quase diariamente?

Dando continuidade ao ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta”, terá lugar no próximo dia 29 de julho, entre as 10h e as 11h30, o quarto passeio “A biodiversidade escondida à nossa volta”.

Guiados por investigadores do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional, os participantes irão percorrer a Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, para conhecer melhor alguns dos organismos “escondidos debaixo dos nossos pés”.

Olhando para o solo, serão feitas algumas paragens para melhor conhecer a sua biodiversidade, desde a mesofauna (incluindo os colêmbolos e enquitreídeos, desconhecidos para a maioria da população), passando pela macrofauna (da qual fazem parte as minhocas, as formigas, as aranhas ou os escaravelhos) até à megafauna (incluindo pequenos mamíferos e outros pequenos vertebrados).

O evento é organizado pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e pretende despertar, acordar e sensibilizar a população para a biodiversidade que nos rodeia, comemorando o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se celebra a 28 de julho.

A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias até dia 27 de julho, através do endereço catedraunesco@uc.pt ou pelo telefone 239 240 700. O ponto de encontro será na entrada do Jardim Botânico do lado da Rua do Arco da Traição (entrada para a Mata).

Agenda UC: Cristina Pinto