Pioneiros é o tema do Festival das Artes 2016

A exposição "Ex-libris Vandelli” faz parte da programação e vai estar patente no Museu da Ciência da UC até 26 de setembro.

24 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR | Festival das Artes

Entre 17 e 31 de julho, o espirito dos Pioneiros invade Coimbra para a oitava edição do Festival das Artes. O programa, apresentado hoje, 24 de junho, promete muita música, exposições, cinema, teatro e muito mais. A Universidade de Coimbra (UC) também vai participar na festa.

“O número oito é o símbolo do infinito e são os Pioneiros que, geração após geração, vão fazendo avançar o mundo e assegurando o futuro da Humanidade”. As palavras são do presidente da direção do Festival das Artes, José Miguel Júdice, para explicar a escolha do tema.

Domenico Agostino Vandell foi um Pioneiro. Por isso mesmo, e por ocasião dos 200 anos da sua morte, o Museu da Ciência da UC e a Fundação Inês de Castro dinamizam uma exposição que recria os gabinetes do fundador do museu. “Ex-libris Vandelli” vai estar patente até 26 de setembro e está integrada na Semana Cultural da UC 2016. (Saiba mais sobre a exposição aqui.)

No Museu da Ciência da UC vai ainda ser possível participar no oitavo Festival das Artes através do Serviço Educativo do Festival com os programas “Vandelli e os 4 Pioneiros” (entre 17 e 23 de julho).

Destaque ainda para as seis orquestras que vão subir ao palco do Festival das Artes nesta edição. O Anfiteatro da Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, recebe a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Estágio Gulbenkien, a Orquestra de Jovens da Turquia, a Orquestra de Jovens do Canadá. A 21 de julho o Concertino de Primavera para oboé e orquestra de cordas vai ser apresentado em estreia absoluta no concerto “O Pai da Sinfonia e Estreias para Oboé” com Andrew Swinnerton com a Orquestra Clássica do Centro. “Pioneiros Nacionais e a Quinta” é o concerto para piano de Mário Laginha, que vai ter lugar a 26 de julho e vai contar, para além do próprio pianista e compositor, com a Orquestra Gulbenkian.

Também em destaque está a estreia mundial da peça “Palavras que Mudaram a Humanidade”, de Diogo Infante, com excertos de alguns dos discursos que marcaram a História, e a conferência multimédia “Os Pioneiros do Caos”, de Jorge Calado.

O programa completo pode ser consultado aqui.