Plano Estratégico 2019-2023 aprovado pelo Conselho Geral

19 dezembro, 2019≈ 6 mins de leitura

© UC | François Fernandes

O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra (UC) 2019-2023 foi aprovado, na generalidade, na reunião extraordinária do Conselho Geral realizada na segunda-feira, 16 de dezembro. Este é, nas palavras do Reitor da UC, Amílcar Falcão, “um passo importante”, ao qual se seguirá – nos primeiros meses de 2020 – a discussão e aprovação do Plano de Ação, que vai conter as medidas para concretizar as linhas de orientação do Plano Estratégico 2019-2023.

Focado na ambição de tornar a UC internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, o Plano Estratégico 2019-2023 (que pode ser consultado aqui) é o resultado de um amplo processo de auscultação e de reflexão dinamizado ao longo dos últimos meses, envolvendo a comunidade universitária e a sociedade, sob o mote O futuro da UC nas nossas mãos”. “Durante um processo longo, de cerca de meio ano, foram ouvidas muitas pessoas e entidades. Quero deixar o agradecimento à comunidade académica da UC e às pessoas de fora que colaboraram connosco, porque é bastante importante para nós que o plano envolva e tenha os contributos de todas essas pessoas e entidades”, declara o Reitor Amílcar Falcão.

Centrado nas Pessoas (a componente mais importante da estratégia adotada), o Plano Estratégico 2019-2023 tem os pilares Investigação & Inovação, Ensino e Desafios Societais, cruzados pelo relevante pilar de missão Internacionalização (com o objetivo de projetar a UC para um maior reconhecimento global). Tópicos igualmente significativos e transversais a todo este planeamento são a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social, representando a adoção de uma perspetiva de gestão sustentável das atividades e recursos e de responsabilidade social na atuação da UC.

Sobre o Plano Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023:

Ser internacionalmente reconhecida como uma universidade de investigação, em que a produção de conhecimento de elevada qualidade influencie o processo educativo e aumente a partilha de conhecimento com a sociedade, dando resposta aos problemas que são de todos/as e de cada um/a e contribuindo sem reservas para o desenvolvimento sustentável, é a visão definida para a Universidade de Coimbra.

O Plano apresenta as linhas de orientação estratégica e as metas que contribuirão, no quadriénio do mandato reitoral em curso, para alcançar a visão, definindo o percurso orientador que melhor permite, à luz do conhecimento atual, atingir os resultados desejados.

Tendo sempre presente que todas as pessoas são importantes para atingir o sucesso, o Plano Estratégico resulta de um amplo processo de auscultação e de reflexão dinamizado entre maio e novembro, que contou com o envolvimento e a participação ativa da comunidade académica. Tal reflexão abrangeu ainda, e em simultâneo, parceiros académicos e agentes externos, a fim de contribuir para o fortalecimento da relação entre a UC e a sociedade.

E porque a estratégia só terá sucesso se for implementada com as pessoas e para as pessoas, que constituem o ativo mais importante de uma organização e a componente mais importante da estratégia adotada, as pessoas assumem um lugar destacado no novo quadro de referência estratégica. No novo modelo dinâmico, a vertente “Pessoas” serve de eixo central ao movimento dos pilares estratégicos de missão e, consequentemente, ao funcionamento da Universidade de Coimbra.

Os pilares de missão Investigação & Inovação, Ensino e Desafios Societais, diretamente relacionados com os fins nucleares da UC, são cruzados pelo relevante pilar de missão Internacionalização, procurando-se atingir um maior reconhecimento global. Os eixos de missão correspondem aos recursos necessários para atingir os referidos fins nucleares, abrangendo, para além das Pessoas, as dimensões Qualidade, Instalações, Financiamento e Comunicação.

A afirmação da UC em patamares de excelência pressupõe a adoção de uma perspetiva de gestão sustentável das suas atividades e recursos e de responsabilidade social na sua atuação, permitindo-lhe responder às necessidades do presente, sem comprometer o futuro, reforçando a consciência e a ação cívica. A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social representam assim atitudes, comportamentos e ações que enquadram toda a atividade da UC, sendo transversais e devendo estar sempre presentes em todas as suas áreas de atuação, pelo que assumem um papel de destaque no Plano 2019-2023.

Com a aprovação do Plano Estratégico, dar-se-á início a uma segunda fase, através da elaboração dos Planos de Ação, que sistematizarão as principais ações destinadas a concretizar as linhas de orientação estratégica elencadas para o quadriénio 2019-2023. Atingir as metas propostas depende não apenas das ações a desencadear pela Equipa Reitoral, mas também do sucesso do alinhamento das metas e das ações do Plano da Qualidade e dos Planos de Ação a definir por todas as Unidades, pelos Serviços de Ação Social e pela Administração.

O Plano Estratégico da Universidade de Coimbra 2019-2023, bem como a informação detalhada sobre o processo participativo de planeamento, poderá ser consultado aqui.

Divisão de Planeamento, Gestão e Desenvolvimento e Divisão de Comunicação da UC