Plano Estratégico e de Ação 2015-2019 aprovado por unanimidade

31 março, 2016≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Conselho Geral aprovou o Plano Estratégico e de Ação 2015-2019, em deliberação que mereceu a unanimidade dos membros daquele órgão de governo da Universidade, após debate aprofundado e integração de contributos recebidos.

Os princípios, metas e indicadores enunciados no Plano Estratégico 2015-2019 foram reforçados com a apresentação ao Conselho Geral dos Planos de Ação (Unidades Orgânicas, Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação, Serviços de Ação Social e Administração) destinados a concretizar as iniciativas estratégicas da Universidade.

O alinhamento dos Planos de Ação com as linhas estratégicas é essencial para alcançarmos em 2019 as metas propostas, pois só esforços coordenados permitirão à Universidade de Coimbra afirmar-se como uma Universidade Global e como a melhor universidade de língua portuguesa.

Sendo a gestão da qualidade uma prioridade, decorrente da estratégia de diferenciação adotada pela UC, o Plano Estratégico integra ainda o Plano da Qualidade, documento que contém as principais linhas de orientação com vista à melhoria contínua dos processos e serviços prestados na UC.

Como um dos fatores diferenciadores, o Plano Estratégico aprovado incorpora uma análise prospetiva e uma exploração de cenários de enquadramento, considerando que a identificação e a análise de elementos estruturantes da envolvente externa global – forças de mudança, tendências, incertezas, oportunidades e riscos – e o seu acompanhamento permanente são essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

A introdução explícita da vertente da sustentabilidade, transversal e basilar a todos os pilares estratégicos (a investigação, o ensino, a comunidade, as pessoas, os recursos económico-financeiros e as infraestruturas), englobando as áreas da internacionalização, a cidadania e inclusão, a marca Universidade de Coimbra, a comunicação e o ambiente, é outra das novidades do Plano Estratégico 2015-2019.

Na reunião de 21 de março foi ainda apresentado ao Conselho Geral o primeiro relatório de reporte anual decorrente do acompanhamento e da monitorização do Plano Estratégico e de Ação 2015-2019, permitindo aferir a progressão e os desvios em relação aos objetivos inicialmente traçados, bem como o impacto das iniciativas desenvolvidas, e assim fornecer dados orientadores para a avaliação e a tomada de decisão. O relatório contempla, para além da evolução das metas e dos indicadores de desempenho (kpi), os graus de execução e os resultados já alcançados no âmbito dos diferentes Planos de Ação.

Para acompanhamento da componente de análise prospetiva e exploração de cenários, é apresentada a análise do painel de indicadores precursores especificamente definidos para acompanhar – e até antecipar – a evolução da envolvente estratégica onde a Universidade de Coimbra irá competir e cooperar, num horizonte temporal alargado.