Porquê visitar a Universidade de Coimbra?

A UC espera receber cerca de 400 mil turistas até o final de 2016.

29 agosto, 2016≈ 3 mins de leitura

A Universidade mais antiga do país, uma das mais antigas do mundo e, desde 2013, Património Mundial da UNESCO. São muitos os motivos que trazem os turistas à Universidade de Coimbra (UC). Qual é o seu?

“Eu queria ver algo antigo, medieval e histórico, por isso vim aqui”, afirma Alessandra. A italiana ouviu falar da UC através de um amigo que lhe apresentou a Biblioteca Joanina como “uma das bibliotecas mais lindas do mundo”. Já a espanhola Fátima, que veio a Coimbra com a família, viu a cidade pela primeira vez na internet. “As fotos são muito bonitas e chamaram-nos a atenção”.
Para Justina, da Polónia, a UC “é uma universidade muito bem reconhecida na Europa, por isso decidimos que devíamos ver esta universidade”. Já a portuguesa Raquel, diz já ter estado em Coimbra por diversas vezes e ainda assim afirma que cada visita”é sempre diferente”.

Em três anos, o número de turistas que visita a UC quase que triplicou, passando de 150 mil, em 2013, para cerca de 400 mil – número estimado para 2016. Este ano registou ainda um aumento de 10 por cento em relação a 2015. O aumento do número de visitantes é resultado direto de novos projetos criados para promover o património turístico da Universidade. Os visitantes têm ainda a possibilidade de fazer uma visita guiada, em diversas línguas, com guias especializados da própria UC que proporcionam ao turista uma visão mais detalhada sobre a história e algumas curiosidades sobre a Universidade.

Em 2015, os franceses lideraram o grupo de turistas estrangeiros que visitaram a UC, seguindo-se os brasileiros, o que deixa espanhóis e italianos em terceiro e quarto lugares.

“É sempre bom estar de volta”, afirma Patrick, um dos portugueses que já visitaram a UC em 2016. Segundo o antigo estudante, “é sempre bom voltar e lembrar todos os momentos que passei aqui”. “É uma cidade que levamos sempre no coração”, conclui.

O Turismo da UC oferece cinco programas de visita diferentes que se adaptam ao gosto de cada um. Conheça mais sobre as visitas aqui.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.