Praça da República recebe apresentação da Missão Portuguesa nos Jogos Europeus Universitários 2018

Padrinho da missão portuguesa é o antigo estudante da Universidade de Coimbra, Augusto Baganha

23 junho, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Nos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018 – European Universities Games (EUG Coimbra 2018), Portugal conta com 24 clubes representados e 13 instituições de ensino superior diferentes, tornando a missão portuguesa “a maior de sempre” em Jogos Europeus Universitários. Os dados foram referidos pelo presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, durante a apresentação da Missão Portuguesa, que aconteceu a 22 de junho, na Praça da República, em Coimbra, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Daniel Monteiro referiu ainda a vontade de que, durante os Jogos, os atletas “possam elevar a bandeira portuguesa e de cada instituição ao mais alto lugar do pódio”.

A mascote da FADU, o DUAL, acompanhou a mascote dos EUG Coimbra 2018, o DUC, ao palco, para a ser apresentada oficialmente. Uma homenagem aos estudantes atletas que têm uma carreira dual, e que é também uma referência à própria federação – o DUAL tem, por exemplo, a inscrição 1990, o ano de fundação da FADU.

Durante a cerimónia foi ainda apresentado o padrinho da Missao Portuguesa nos EUG Coimbra 2018: o antigo estudante da Universidade de Coimbra e atual presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Augusto Baganha.

A delegação da Universidade de Coimbra / Associação Académica de Coimbra conta com a participação de 228 estudantes atletas nos EUG 2018.

Marta Costa