Prémio Eduardo Lourenço 2016 vai ser entregue na Guarda

Luis Sepúlveda é o vencedor da 12ª edição do prémio.

29 junho, 2016≈ 2 mins de leitura

© DR

No próximo dia 1 de julho, Luis Sepúlveda recebe o Prémio Eduardo Lourenço 2016. A sessão de entrega do prémio vai ter lugar, pelas 15h, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Recorde-se que o júri da 12ª edição do prémio decidiu, a 29 de abril, entregá-lo ao escritor chileno Luis Sepúlveda, reconhecendo assim o seu trabalho em louvor da língua e da cultura espanholas. O júri destacou ainda “a expressão e difusão da obra do autor, tanto em Portugal como em Espanha, tornando-o mediador da Cultura Ibérica”.

O Prémio, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos, no montante de 7.500,00€, destina-se a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

O júri da presente edição foi constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Salamanca, que preside, e Reitor da Universidade de Coimbra) membros das Comissões Científica e Executiva do CEI e por personalidades convidadas: Guilherme Valente (Presidente do Conselho de Administração da Gradiva), indicado pela Universidade de Coimbra, e Florencio Maíllo (Professor na USAL e pintor) e Ignacio Francia (jornalista do El País), indicados pela Universidade de Salamanca.