Prémio Eduardo Lourenço 2020 atribuído ao professor e investigador espanhol Ángel Marcos de Dios

04 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

O Júri da 16ª Edição do Prémio Eduardo Lourenço, reunido no dia 4 de setembro de 2020, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio ao professor e investigador espanhol Ángel Marcos de Dios.

Ángel Marcos de Dios, 76 anos, é Professor Catedrático jubilado da Universidade de Salamanca. O Júri reconheceu o seu mérito académico e científico na área da Língua e Literatura portuguesas e a sua longa e profícua dedicação ao desenvolvimento e aprofundamento das relações culturais e académicas entre Portugal e Espanha.

Ángel Marcos de Dios foi um dos principais impulsionadores do crescimento e representatividade dos Estudos de Língua e Cultura Portuguesas no meio académico, tendo promovido e dirigido as licenciaturas em Filologia Portuguesa e em Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas e prestigiadas Universidades da Europa, contribuindo de forma decisiva para fecundar o intercâmbio e a cooperação ibérica, aliados a uma visão de abertura ao mundo e ao saber que caraterizam o verdadeiro espírito universitário.

De entre as obras publicadas destacam-se “História da Literatura Portuguesa”, “Escritos de Unamuno sobre Portugal”, “Os portugueses na Universidade de Salamanca”, “Letras Portuguesas: literatura comparada e estudos ibéricos”, entre centenas de artigos em obras coletivas, revistas e atas de congressos. Fundou e dirigiu a Revista “Estudos Portugueses e Brasileiros” e criou do Grupo de Estudos Hispano-Lusófonos, centrado nos estudos comparativos das línguas e literaturas espanhola, portuguesa, brasileira e lusófona.

Destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, o Prémio Eduardo Lourenço 2020, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca) membros das Comissões Científica e Executiva do CEI e pelas seguintes personalidades convidadas: Álvaro Laborinho Lúcio, Artur Santos Silva, indicados pela Universidade de Coimbra, e Luis Miguel García Jambrina, indicado pela Universidade de Salamanca.

Mais informações aqui.

Centro de Estudos Ibéricos