Prémio Joaquim de Carvalho vai ser entregue a obra da autoria de Cristiano Casalini

O Prémio vai ser entregue a 14 de novembro, pelas 12 horas, na Sala do Senado da UC.

08 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

Na edição de 2016, o Prémio Joaquim de Carvalho, no valor de três mil euros, foi atribuído à obra “Aristóteles em Coimbra. Cursus Conimbricensis e a Educação no Collegium Artium”, da autoria de Cristiano Casalini.

Cristiano Casalini é professor de História da Educação na Universidade de Parma. Privilegiando, na sua investigação, o século XVI, editou textos críticos e comentários de clássicos da educação dos séculos XVI e XVII, com particular relevância para a Companhia de Jesus. Atualmente é Visiting Fellow do “Institute for Advanced Jesuit Studies” do Boston College e Visiting Professor na “Lynch School of Education” do Boston College.

O júri multidisciplinar deste Prémio, que “pretende distinguir trabalhos realizados no âmbito da investigação ou da divulgação científica” (art. 1º do Regulamento), entendeu que “estamos, sem dúvida, perante uma excelente obra, que traduz uma investigação de grande profundidade e interesse sobre a história do Cursus Conimbricensis e da educação no Collegium Artium”.

O livro apresenta o contexto intelectual e histórico, quer da elaboração do Cursus, quer do papel dos colégios jesuítas na construção histórica de boa parte da pedagogia tal como a concebemos hoje.

A obra incide não só sobre a questão da importância da publicação do Cursus naquela época, mas também sobre as condições institucionais e as relações interpessoais entre os intervenientes nesse processo.

A análise do autor evidencia de forma detalhada o papel estrutural (e estruturante) que aí tiveram os jogos de poder, os conflitos e as rivalidades interpessoais, em processos que, por vezes, chegam a fazer lembrar o mundo que Umberto Eco retratou em “O Nome da Rosa” e que nem sempre estão longe daquilo que é, ainda hoje, uma das marcas do mundo académico.

Não se ficando apenas pela história da escrita do Cursus Conimbricenses, o livro debruça-se também sobre a educação jesuíta e, ao fazê-lo, traça um quadro das raízes da didática e da pedagogia modernas. Isso está presente, quer em termos de nascimento de um “sistema de ensino”, quer em relação a aspetos que são hoje centrais à educação e à didática.

Instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), o Prémio Joaquim de Carvalho é patrocinado pelo grupo IDEALTOWER.