Prémios PhD Transition Fellowships entregam 50 mil euros aos melhores projetos de doutoramento da UC

Foram entregues os prémios finais de 25.000€ para o 1.º lugar, 15.000€ para o 2.º lugar e 10.000€ para o 3.º lugar.

16 novembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O grande vencedor do PhD Transition Fellowships na Universidade de Coimbra (UC) é o tema da tese de Marcos Mariz – o inEye. “O nosso projeto é um pequeno dispositivo para aplicação ocular para substituição das gotas”, afirmou o promotor. Marcos Mariz acredita que a tecnologia “vai trazer benefícios para a saúde das pessoas, e foi isso me motivou a fazer investigação”.

O projeto de “Identificação de restos humanos queimados”, de Calil Makhoul, ficou em segundo lugar. O trabalho desenvolvido, conta o investigador, vai “juntar o metabolismo único de cada pessoa e a exposição de calor única de cada evento [incêndios, acidentes,…], para entregar os cadáveres mais rápido”.

Sara Lopes e Patrícia Albuquerque, com o projeto ExoEditor, ficaram em terceiro lugar. O ExoEditor é “uma abordagem terapêutica combinada para a Doença de Machado-Joseph”, explicam. “É de salientar que este programa nos permite ganhar uma oportunidade que não é possível de outra forma. Estas bolsas são uma excelência oportunidade de aproximação”, acrescentaram ainda.

Para o vice-reitor da UC, Amílcar Falcão, os prémios são “mais uma ferramenta de atratividade para os nossos estudantes de doutoramento”. O responsável acredita que “é um estímulo que ficará agregado ao trabalho que [os doutorados da UC] estão a fazer e esperamos que abra portas para o futuro”. O PhD Transition Fellowships destinou-se a estudantes da Universidade de Oxford, do Imperial College e da Universidade de Coimbra, que frequentassem o seu último ano de doutoramento numa área relevante para o consórcio EIT Health

“Em Coimbra houve 11 candidatos de excelência”, revelou Jorge Figueira. O chefe da Divisão de Inovação e Transferência do Saber da UC (DITS/UC) revela que, ao ser direcionada para estudantes no último ano de doutoramento, o objetivo é “dar um apoio nessa fase crítica” e, ao mesmo tempo, “verificar se o resultado da tese tem algum potencial comercial que possa ser explorado pelo doutorando ou um grupo que este reúna”. “Estão criadas as condições para conseguirmos ter bons resultados na transferência de conhecimento na fase final de doutoramento”, acrescentou Amílcar Falcão.

Saiba mais sobre a entrega dos prémios da iniciativa PhD Transition Fellowships aqui.

Marta Costa