Presidente da República condecora Catedrática da Universidade de Coimbra

15 abril, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

Catarina Resende de Oliveira, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra (UC), foi agraciada com a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República. Na cerimónia, Cavaco Silva afirmou que «é através do saber e do conhecimento que se combate a tendência para perpetuar desigualdades fundadas nas origens sociais de cada um.»

Catarina Resende de Oliveira, coordenadora do Consórcio Centro de Neurociências e Biologia Celular & Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (CNC.IBILI), sublinha que «esta distinção significa o reconhecimento da atividade que tenho desenvolvido na área da educação pré e pós-graduada, pilar fundamental para a investigação, criação de conhecimento e desenvolvimento da economia do país. Pessoalmente, este reconhecimento abrange todas as pessoas que comigo têm trabalhado, a Faculdade de Medicina da UC e a UC pelo apoio prestado às minhas iniciativas.»

este reconhecimento abrange todas as pessoas que comigo têm trabalhado

«O reconhecimento público do papel de outras figuras associadas ao Consórcio CNC.IBILI, como o Professor Arsélio Pato de Carvalho, fundador do CNC, e o Professor Miguel Castelo-Branco, ambos agraciados com a medalha de título Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atesta o seu papel na modernização da educação e na promoção da investigação nos seus locais, mas que se projeta a nível nacional», acrescenta a Catedrática da UC.

A investigação realizada pela homenageada tem contribuído para o conhecimento dos mecanismos de neurodegenerescência e neuroprotecção, com um interesse particular na interação entre a investigação fundamental e a clínica das doenças neurodegenerativas. Os seus estudos visam elucidar os mecanismos de neurodegenerescência que ocorrem na demência, nomeadamente na doença de Alzheimer, área na qual tem 22 anos de experiência na procura de alvos terapêuticos.

Catarina Resende de Oliveira é autora de mais de 300 publicações em revistas científicas da especialidade, nacionais e internacionais, e de um elevado número de comunicações científicas em congressos e reuniões médicas da especialidade.

A Professora Catedrática e regente da disciplina de Bioquímica desde 1988, na Faculdade de Medicina da UC, foi Presidente do Conselho Científico desta Faculdade (2004-2008) e é Consultora para a área da Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).