Presidente da República na Universidade de Coimbra

Mai 11 • Sem comentários em Presidente da República na Universidade de Coimbra

O novo edifício vai receber os Institutos de Anatomia Normal, Higiene e Medicina Social, Medicina Legal e Patologia Experimental, até agora a funcionar no Polo I da UC.

Sub-unidade-3-FMUC copy
Fotografia: © DR

Na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se à Universidade de Coimbra (UC) para inaugurar a Subunidade 3 da Faculdade de Medicina (FMUC) e presidir à sessão de encerramento do “4º Congresso Ageing”.

A inauguração da Subunidade 3 da FMUC, no Polo III (Polo das Ciências da Saúde), tem lugar às 16 horas, seguida de uma breve visita ao edifício.

Com um custo total de 7. 722. 574 euros, cofinanciado em 5.566.523 euros  por fundos comunitários FEDER atribuídos pelo POVT/QREN, o novo edifício é constituído por salas de aula, salas de autópsias, salas de reuniões, sala de leitura, laboratórios, gabinetes, auditório e bar, e irá receber, a partir do próximo ano letivo, os Institutos da Faculdade de Medicina de Anatomia Normal, Higiene e Medicina Social, Medicina Legal e Patologia Experimental, até agora a funcionar no Polo I da UC.

Após a inauguração e visita às novas instalações, o Presidente da República preside à sessão de encerramento do 4º Congresso Ageing, pelas 16h30, no Auditório da Unidade Central da FMUC, também no Polo III.

Promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra, o “4º Congresso Ageing – envelhecimento ativo e saudável” tem início às 9 horas. A manhã é preenchida com a discussão dos temas “Envelhecimento Ativo e Saudável: uma prioridade europeia” e “Boas práticas desenvolvidas pelos parceiros – Apresentação e debate”.

À tarde, destaque para o painel “A solidão vista pelo cinema”, com a presença de António Pedro Vasconcelos e Pedro Filipe Marques.

Coordenado pela UC, o Ageing@Coimbra é um consórcio que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável. O seu principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores e o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e terapêuticas.