Proaction Lab: UC inaugura laboratório de investigação em Psicologia

24 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

São inauguradas amanhã (terça-feira, dia 25), a partir das 11h00, no Colégio de Jesus, as novas instalações do Proaction Lab (Laboratório de Percepção e Reconhecimento de Objetos e Ações) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC). A cerimónia de inauguração do espaço de investigação – que é dirigido por Jorge Almeida e se vai focar no mapeamento do cérebro (após ter obtido, no ano passado, um financiamento de 1,8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC – European Research Council)) – contará com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O financiamento conquistado pelo projeto ContentMAP – que pretende estudar como o cérebro reconhece objectos do quotidiano e de que forma esta informação está organizada, criando um “mapa do cérebro”– permitiu o reforço do Proaction Lab, tanto ao nível de instalações e equipamentos de trabalho como da constituição de uma equipa de investigação de cariz internacional. “O financiamento permitiu-nos criar condições para desenvolver projetos científicos inovadores na área da Neurociência Cognitiva e Psicologia Básica”, sublinha o diretor do laboratório, Jorge Almeida.

“Esta bolsa permitiu que o nosso laboratório crescesse quer em número de investigadores, quer em condições de investigação e, consequentemente, em produção científica”, conta Daniela Valério, investigadora no Proaction Lab desde 2013. Por sua vez, Jon Walbrin, um dos seis investigadores recrutados (até ao momento) após a conquista do financiamento do ERC, indica “a investigação pioneira do laboratório” como o principal motivo que o levou a trocar o Reino Unido pela Universidade de Coimbra.

O evento de inauguração das novas instalações do Proaction Lab inclui ainda duas apresentações, que terão como oradores convidados o Diretor do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva da Universidade de Harvard, Alfonso Caramazza, e o Co-Diretor do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Minho, Óscar Gonçalves. Estas sessões científicas (com entrada livre) realizam-se, a partir das 14h30, no Edifício 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Rui Marques Simões