Projeto da Universidade de Coimbra vence “Santa Casa Challenge”

22 dezembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© SCML

O projeto Tech4SocialChange, liderado por Jorge Sá Silva, docente e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi o vencedor da categoria “economia social” no concurso de inovação social digital “Santa Casa Challenge”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O Tech4SocialChange «propõe a criação de um Laboratório de Investigação Social baseado na Web que permite tirar partido de soluções de baixo custo da Internet das Coisas para a resolução de vários problemas sociais», explica Jorge Sá Silva.

O projeto «apresenta-se como um elo de ligação entre os problemas sociais e um conjunto de recursos humanos de base académica que dispõe da capacidade e vontade para os resolver», nota o docente da FCTUC, acrescentando que «o Tech4SocialChange é suportado por uma comunidade de estudantes, professores, investigadores e engenheiros apaixonados pelo impacto social e que querem dar algum do seu tempo para apoiarem projetos sociais com que se identificam e para resolverem problemas que lhes tocam».

O prémio agora obtido, no valor de cinco mil euros, significa «não só um incentivo muito importante para o grupo de investigação, mas assume principal importância pelo reconhecimento que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribui ao Tech4SocialChange. Por outro lado, a participação ativa da SCML neste projeto vai permitir aproximar organizações sociais e a comunidade académica na criação de soluções inovadoras para problemas sociais», conclui Jorge Sá Silva.

O “Santa Casa Challenge” tem como objetivo encontrar as melhores soluções tecnológicas para quatro áreas de intervenção da SCML; saúde, ação social, cultura e património e economia social.

SantaCasaChallange_ premiados