Projeto liderado pela UC vai receber equipamentos PET para imagem cerebral no valor de cinco milhões de euros

13 agosto, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Milene Santos

A Universidade de Coimbra (UC) vai receber dois equipamentos PET (Tomografia por Emissão de Positrões), essenciais para o estudo do cérebro e diagnóstico de várias doenças (distúrbios neurológicos, cardiovasculares e cancro), no valor de cerca de cinco milhões de euros. A autorização para a aquisição das duas máquinas – que ficarão instaladas no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – foi recentemente aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República.

Adquiridos no âmbito da BIN (Brain Imaging Network) – Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral, projeto que é liderado pela UC e que tem a sua infraestrutura central sediada no ICNAS, os dois novos equipamentos PET vão reforçar a posição de liderança da Universidade de Coimbra na área da medicina nuclear e, em particular, da imagiologia cerebral.

Os novos equipamentos de tomografia por emissão de positrões, vão permitir combinar as imagens de ressonância magnética nuclear (RMN) e PET com a recolha e o tratamento dos dados gerados para fins de investigação básica e clínica, cumprindo-se o objetivo de reforçar a componente imagiológica PET da infraestrutura da BIN – Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral em termos técnicos e clínicos de alto nível. “A aquisição destes equipamentos vem reforçar a posição da Universidade de Coimbra na área da medicina nuclear, abrindo-nos mais perspetivas no âmbito da investigação e da respetiva aplicação clínica”, sublinha o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

“Igualmente importante”, destaca Amílcar Falcão, é o facto de um dos equipamentos PET ficar instalado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, numa lógica de partilha de recursos humanos e materiais em investigação clínica e diagnóstico avançado no âmbito da medicina nuclear. “Este é um dos resultados práticos do trabalho conjunto que a UC está a desenvolver com o CHUC, no âmbito do Centro Académico e Clínico, potenciando ganhos de escala e novas sinergias”, conclui o Reitor da UC.

A aquisição dos dois equipamentos PET é financiada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro.

Rui Marques Simões