Projeto PAVNEXT distinguido no Programa Cleantech Camp 2019

01 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

O sistema PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor), um pavimento que permite a redução do número de acidentes e da sua gravidade, que produz energia elétrica pela passagem dos veículos e que utiliza uma cobertura superficial feita de borracha resultante da reciclagem de pneus usados, foi distinguido no Programa Cleantech Camp 2019, um programa de apoio ao empreendedorismo na área das energias limpas.

O projeto, desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), conquistou o 3.º lugar, correspondendo a um prémio monetário de cinco mil euros. Foi apresentado por Francisco Duarte, bolseiro de Pós-Doutoramento do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvesting Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt), coordenado por Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil, e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

«O sistema PAVNEXT permite produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e permite a redução do número de acidentes rodoviários e da sua gravidade», explicam os responsáveis do projeto.

O programa CleanTech Camp consistiu em 4 semanas de formação. A primeira semana foi preenchida com aulas digitais, a segunda decorreu em Barcelona, a terceira no Porto e a última em Madrid. Para além disso, foram organizados eventos de networking, bem como uma cerimónia final em Barcelona. Durante o programa, cada projeto teve um mentor atribuído que seguiu o desenvolvimento do plano de negócio e o pitch de investidores.

Os participantes do Cleantech Camp tiveram acesso à sede da CEiiA, espaços de incubação da Barcelona Activa, InnovaHub da Naturgy, Venture Center da Enagás e FAB da Enagás.

O PAVNEXT tem vindo a conquistar vários prémios desde 2016: ganhou a 1ª edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, a competição nacional do ClimateLaunchpad, o concurso Big Smart Cities Portugal, o prémio “Urban Transitions” na final europeia do ClimateLaunchpad e o concurso Inov.Ação Valorpneu 2018, entre outros.

FCTUC (Cristina Pinto)
Partilhe