PubhD regressa a Coimbra

O evento, que está na 14.ª edição, tem lugar a 17 de janeiro pelas 22h00 no bar Aqui Base Tango.

15 janeiro, 2019≈ 3 mins de leitura

Estudos Feministas, Território, Risco e Políticas Públicas, e Neurociências serão os temas abordados na 14.ª edição do PubhD em Coimbra. O regresso do evento – que pretende fazer divulgação científica num ambiente informal e descontraído – está marcado para as 22h00 de quinta-feira, dia 17, no bar Aqui Base Tango.

O conceito do PubhD Coimbra é simples: três investigadores doutorandos da Universidade de Coimbra apresentam ciência num bar. Nesta 14.ª edição do evento, a primeira de 2019, Monise Martinez, do Centro de Estudos Sociais, vai falar da relação entre a mediatização da religião e a posição das mulheres. Ricardo Oliveira, do Instituto de Investigação Interdisciplinar, abordará a problemática dos incêndios florestais e as suas consequências na economia, no ambiente e na sociedade. Por fim, Anna Pliássova, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, dará destaque à depressão e à forma como as várias zonas do cérebro humano são afetadas nesta doença.

Estes três campos de estudos completamente diferentes juntam-se para um fim comum: comunicação de ciência, em apresentações de 10 minutos, seguidas de 20 minutos de perguntas e respostas. E tudo com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade, de um modo informal, relaxado e amigável.

Além de Coimbra, o PubhD decorre regularmente em mais sete cidades portuguesas: Aveiro, Braga, Bragança, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto. O conceito nasceu no Reino Unido, em 2013, e o seu nome deriva da junção de pub (bar característico inglês) e PHD (sigla de doutoramento).

Em Coimbra o PubhD iniciou-se em outubro de 2017, como iniciativa inserida no congresso SciCom.Pt desse ano. Nesta, que será a primeira edição de 2019, procura-se a troca de conhecimento das variadas temáticas, assim como a partilha de experiências adicionais. Os alunos de doutoramento que tenham interesse em partilhar o seu projeto e a sua experiência podem inscrever-se para participar em próximas edições do PubhD Coimbra aqui.

 

CNC
Partilhe