Recital de piano por José Eduardo Martins na Biblioteca Joanina

Espetáculo tem início marcado para as 21h30 de 19 de abril, quarta-feira.

13 abril, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No próximo dia 19 de abril, o pianista brasileiro José Eduardo Martins atua na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. O recital tem início às 21h30m e a entrada é gratuita, mas limitada à capacidade da sala.

José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde começou seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris com Marguerite Long, Jean Doyen e matérias teóricas com Louis Saguer.

Martins tem 23 CDs gravados e lançados pelos selos Labor (U.S.A.), Portugaler, PortugalSom/Numérica (Portugal), Esolem (França), PKP e principalmente De Rode Pomp (Bélgica). Seis deles são dedicados à música portuguesa: Carlos Seixas, Francisco de Lacerda, Fernando Lopes-Graça, Jorge Peixinho e Eurico Carrapatoso.

É autor de vários livros, destacando-se entre os últimos “Impressões sobre a Música Portuguesa” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011) e “Série Témoignages nº 4 – le pianiste brésilien José Eduardo Martins” (Université Paris-Sorbonne, 2012).

Professor catedrático aposentado da Universidade de São Paulo, o pianista é Doutor Honoris Causa pela Universidade Estatal Constantin Brancusi da Romênia, Académico Honorário da Academia Brasileira de Música. Recebeu em Bruxelas a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil. É Officier de la Couronne da Bélgica, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II. Em maio de 2016 tornou-se membro honorário da Associação Lopes-Graça de Lisboa.