a carregar...

O Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, vai ser condecorado com a Ordem do Rio Branco, com o grau de Comendador, pelo Governo brasileiro.

A condecoração vai ter lugar a 23 de outubro, às 16h30, na Embaixada do Brasil, em Lisboa.

A Ordem do Rio Branco é uma das mais altas condecorações da diplomacia brasileira. Instituída a 5 de fevereiro de 1963, visa galardoar pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excecionais, se tenham tornado merecedoras dessa distinção. A Ordem é composta pelos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

As ligações entre Coimbra e o Brasil são históricas. Desde logo, mas não só, porque a Universidade de Coimbra desempenhou um importante papel na formação do Brasil, uma vez que cá estudou grande parte da elite brasileira que esteve envolvida na independência do país, como é o caso de José Bonifácio de Andrada e Silva, o “patriarca da independência”, que foi também professor em Coimbra. A UC teve ao longo dos tempos muitos mestres e reitores de origem brasileira e atribui vários títulos honoríficos a personalidades do Brasil.

Um dos momentos altos da ligação entre o Brasil e a UC aconteceu em 2008 com o nascimento do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), cuja cerimónia de constituição aconteceu na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) das UC. O Grupo, formado por 77 instituições brasileiras de educação superior, tem como objetivo promover relações académicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, através de programas, projetos e ações de cooperação internacional.

Mas a ligação entre a UC e o Brasil não se fica pelo passado e prolonga-se até aos dias de hoje. A UC recebe atualmente milhares de estudantes brasileiros e mantém vários programas de intercâmbio formativo.

 

Texto de: Milene Santos

Redes Sociais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

« »

oo