Revista da Cambridge University Press distingue José Pedro Paiva

04 outubro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

José Pedro Paiva, professor catedrático do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC, é o vencedor da edição de 2018 do World Christianities Essay Prize, atribuído pelo The Journal of Eclesiastical History, uma das mais prestigiadas publicações científicas de história religiosa do mundo, editada pela Cambridge University Press.

O ensaio premiado intitula-se “The Impact of Luther and the Reformation in the Portuguese Seaborne Empire” e prevê-se que seja publicado pela revista em abril de 2019. Tomando como objeto de análise a Ásia e o Brasil entre 1520 e 1580, o autor explica como circularam, foram vigiadas e combatidas as doutrinas luteranas nos espaços do império português.

A decisão do júri foi unânime e a apreciação realça sobretudo o caráter “inovador e amplo do estudo” que se constitui como um “contributo assinalável” para esta área científica.

O prémio, suportado em parte por uma doação do Cambridge Centre for Christianity Worldwide, distingue, anualmente, um artigo científico sobre a História do Cristianismo fora da Europa e da América do Norte após o ano 700.

FLUC