Rómulo apresenta ciclo Ciência às Seis online com tema “Apresentações orais: boas e más práticas”

16 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

© DR

Dia 20 de outubro, terça-feira, às 18 horas, realiza-se via plataforma Zoom, a palestra intitulada “Apresentações orais: boas e más práticas” com o docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Luís Adriano Oliveira.

A sessão está inserida no ciclo Ciência às Seis, iniciativa do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com a coordenação de Carlos Fiolhais e António Piedade, que decorre, este semestre, em formato digital.

Os dados para aceder à sessão, através da plataforma Zoom são através do link ou ID da reunião (782 8571 3394 com senha: nmb87C)

A participação é livre. Mais informações aqui.

Resumo da palestra:
Nem todos nascemos para estar em palco, seja ele real ou virtual! Para alguns de nós, o desafio de enfrentar uma plateia chega mesmo a assumir dimensão de verdadeiro pânico! Longe de inelutável, tal forma de inibição pode e deve ser ultrapassada, não raro com surpreendente facilidade, se for encarada de frente. Contando com mais ou menos aptidão nata para realizar exposições orais, a chave do sucesso (apresentação de elevado impacto, cativante e convincente, que valoriza o trabalho relatado e é eticamente irrepreensível) reside em empenhado esforço de estruturação, preparação e prática, envolvendo repetidos exercícios de treino, ensaios em condições tão próximas das reais quanto possível.
A palestra acompanha potenciais oradores na realização desse trabalho, que incide sobre conteúdos a partilhar, forma de partilha, conceção e utilização de eventual material de apoio (notas escritas em papel, projeção de diapositivos…), atitude em palco. – Luís Adriano Oliveira

Rómulo – CCVUC