Rómulo recebe apresentação do livro “O Eclipse de Einstein”

11 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

© DR

Na próxima quinta-feira, 13 de Junho, pelas 18 horas, realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a sessão de apresentação do livro “O Eclipse de Einstein: entre Lisboa, Londres, Sobral e o Príncipe = Einstein’s Eclipse: From Lisbon and London to Sobral and the Island of Principe”. A obra é da autoria de Nuno Crato e Luís Tirapicos e foi publicado pelo Clube do Coleccionador CTT em 2019. A apresentação está a cargo do autor, Luís Tirapicos, e o livro vai estar à venda na sessão.

A entrada é livre e destinada ao público em geral.

 

Sobre o livro:
Em 1915, Albert Einstein formulou a teoria da relatividade geral, que fornece uma visão radicalmente nova do Universo. De entre todas as confirmações desta teoria, aquela que mais fez para o seu estabelecimento e para a celebridade do seu autor ocorreu em 1919, na observação de um eclipse total do Sol, em Sobral, no Brasil, e no Príncipe, na atual República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Este livro narra esta história, de como foi possível que um eclipse fosse usado para testar uma teoria físico-matemática tão abstrata e surpreendente; como foram planeadas as expedições ao eclipse; quais foram as dificuldades que as expedições científicas encontraram; e como foram divulgadas as conclusões das expedições, tornando Albert Einstein num herói da ciência tão ou mais conhecido do que as estrelas de cinema e do que os políticos mais influentes.
Da autoria de Nuno Crato e de Luís Tirapicos, esta edição bilingue tem uma tiragem limitada a 4000 exemplares e contém a emissão filatélica homónima, de 2019.

 

Rómulo CCVUC
Partilhe