Santander aposta no empreendimento universitário da UC com a criação do Centro Santander Empreendedorismo

Desde 2003 que o Banco Santander Totta e a Universidade de Coimbra são parceiros. Uma relação que as duas instituições pretendem continuar e reforçar.

17 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e o Banco Santander Totta assinaram a 17 de março o aditamento ao Contrato Programa Plurianual de Mecenato. Foi ainda apresentado e assinado um acordo de intenções entre as duas entidades que pretende “dar mais oportunidades aos estudantes da UC de participar em múltiplas iniciativas nesta área”, afirmou o reitor da UC, João Gabriel Silva.

A criação do futuro Centro Santander Empreendedorismo foi desvendado durante a cerimónia. Uma iniciativa que, de acordo com o Vice-Presidente do Banco Santander e Presidente da Área Corporativa Santander Universidades, Rodrigo Echenique, se assume como uma “aposta no empreendimento universitário” do banco Santander. “A criação de um centro de apoio a jovens empreendedores e a incorporação na universidade de programas de formação ao empreendedorismo” são fundamentais para o responsável. O Centro Santander Empreendedorismo pretende assim, promover o desenvolvimento de programas específicos para os estudantes.

Ainda durante a cerimónia, o Presidente Executivo do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, lembrou que a instituição é agora reconhecida como o Banco das Universidades em parte por causa da UC. “Coimbra foi na verdade um elemento fundamental para chegarmos a esse nome”, sublinhou o responsável. António Vieira Monteiro adiantou ainda que pretende continuar “a apostar na relação [com a UC] e nas relações com as outras universidades].

A parceria entre a UC e o Santander Totta teve início em 2003 e, desde então, o Banco tem patrocinado vários projetos, entre os quais o Prémio Universidade de Coimbra, a candidatura da Universidade a Património da Humanidade e a atribuição de Bolsas Santander Totta, permitindo a estudantes e investigadores a realização de um período de mobilidade em universidades da América Latina.