SASUC assinalam Dia Mundial da Alimentação

13 outubro, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima segunda-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) assinam um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a propósito do projeto Minorsal.Saúde.

Trata-se de uma estratégia à qual os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra já aderiram através da parceria nos projetos SOPA.COME e SAL.COME, efetivada na redução gradual do teor de sal presente na sopa e no pão, alteração de grande relevância dado que os SASUC servem anualmente cerca de um milhão de refeições. A cerimónia tem lugar às 16h30m, no Pavilhão Centro de Portugal.

No mesmo dia, também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, os SASUC promovem, em conjunto com o Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra (NEDF/AAC), um workshop de culinária.

“Cozinha para… caloiros – uma saborosa receção aos novos estudantes da UC” é o nome da atividade que tem lugar a partir das 18h30m, na cantina Sala B (Complexo das Cantinas Centrais).

O workshop pretende transmitir noções e técnicas básicas de cozinha para quem está a viver a sua primeira experiência fora da residência habitual e terá que desenvolver competências várias em termos de autonomia pessoal, entre as quais, as culinárias.

Sem esquecer informações de índole nutricional, que serão transmitidas pela nutricionista dos SASUC, pretende-se capacitar os participantes para a preparação de refeições simples, rápidas, económicas e saudáveis. O desafio colocado aos dois chefes de cozinha que irão dinamizar esta ação é o de trabalhar determinados pratos que gozam de alguma “fama” junto da comunidade estudantil, como o arroz de atum, a massa à bolonhesa, entre outros, prevendo-se ainda uma abordagem ao aproveitamento de sobras e a confeção de pelo menos duas sobremesas.

O workshop é gratuito para os “caloiros”, mas sujeito a pagamento de um euro para os restantes interessados. As inscrições, limitadas a 40 participantes, podem ser feitas até dia 16, às 12 horas, no seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwv4WOcD6vGPtpO2Pl4KvMdrK-K2ZHa6ywwzKiahxv3mt0qw/viewform

Nota de Imprensa: Cristina Pinto