SASUC e Museu Nacional Machado de Castro formalizam protocolo

21 outubro, 2015≈ 2 mins de leitura

© DR

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) formalizam, a 20 de outubro, um protocolo já assinado com o Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), através de uma “visita diferente”.

O Centro de produção braille e formatos alternativos do Núcleo de Integração e Aconselhamento (NIA) dos SASUC colabora com o MNMC na criação de objetos táteis e documentação sobre o museu em formato acessível (braille), para fomentar a inclusão dos deficientes visuais no circuito cultural da cidade.

No decorrer da cerimónia foi apresentado um objeto tátil, como embrião da parceria, em que os presentes foram desafiados a conhecer a obra “Senhora da Rosa”, integrante do espólio do Museu, de olhos vendados. Depois de uma pequena descrição da obra, o desafio passou por construir o quadro, através de objetos táteis, igualmente de olhos vendados.

Esta data serviu também para assinalar o 26º aniversário da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), associação que fomenta a inclusão de cegos e amblíopes em Portugal, e que também tem uma estreita parceria quer com o NIA quer com o MNMC.

A visita teve a colaboração de vários técnicos da ACAPO, que serviram de guias aos participantes vendados, e contou com a presença do Vice-Reitor da UC para a Ação Social, Luís Menezes, da Administradora dos SASUC, Regina Dias Bento, de representantes da Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, bem como da Diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Ana Alcoforado.

Partilhe