Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação dá conferência na FEUC

26 setembro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, vai estar na FEUC no próximo dia 28 de setembro, onde abordará o tema “A importância da parceria Europa-África na estratégia global da UE”, no âmbito da iniciativa Encontros com os Cidadãos. A conferência realiza-se na sala Keynes entre as 11h15 e as 13h.

Os “Encontros com os Cidadãos” pretendem dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expetativas quanto ao futuro da União Europeia (UE). Através desta iniciativa, pretende-se estimular o debate europeu, envolver todos os cidadãos e particularmente os mais desligados da política europeia, e proceder a um esclarecimento da população tendo em conta as eleições europeias previstas para Maio de 2019.

Os cidadãos portugueses são assim convidados a participar nesta iniciativa através de duas plataformas principais: (1) o preenchimento de uma consulta aos cidadãos sobre o futuro da UE disponível no website da Comissão Europeia; (2) e a participação em debates públicos organizados por autoridades nacionais e parceiros da sociedade civil por todo o território nacional.

Esta consulta pública, a maior alguma vez organizada simultaneamente nos 27 Estados-Membros sobre o futuro da UE, decorrerá entre a partir de Abril até Outubro de 2018. Os resultados da consulta portuguesa serão depois compilados num relatório nacional com que virá integrar um relatório europeu da iniciativa a apresentar ao Conselho Europeu de Dezembro. O relatório final será apresentado na Cimeira de Sibiu, em Maio de 2019.

 

FEUC
Partilhe