Seleção nacional de padel avaliada na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC

22 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Os atletas da seleção nacional de padel, que se prepara para competir no Campeonato do Mundo da modalidade, vão realizar amanhã, dia 23, um conjunto de testes físicos no laboratório integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF.UC), localizado no Pavilhão 3 do Estádio Universitário. A avaliação da composição corporal funcional dos desportistas decorre entre as 9h30 e as 17h00 (com intervalo para almoço).

A bateria de testes compreende exame ecocardiográfico (por Joaquim Castanheira), marcadores bioquímicos, volume corporal por pletismografia de ar deslocado, água corporal (total, infra e extra-celular) medida por bioimpedância tetrapolar e multiespectro, conteúdo mineral ósseo e dos tecidos gordo e magro obtidos por absorciometria de feixes de dupla energia, bem como testes ergométricos maximais de potência mecânica máxima em curta duração (30 segundos), força por dinamometria isocinética dos extensores e flexores do joelho em diferentes velocidades angulares (por Rui Soles Gonçalves) e ainda os consumos ventilatórios de gases (oxigénio e dióxido de carbono) associados a um protocolo de esforço progressivo no tapete rolante realizado até à exaustão.

Esta ação insere-se num plano de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia coordenado pelos professores da FCDEF.UC Manuel João Coelho e Silva e Luís Manuel Rama, em estreita colaboração com Joaquim Castanheira, Rui Soles Gonçalves e Óscar Tavares (docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra). O projecto centrou-se primeiramente nas modalidades de combate, estando agora concentrado nos desportos de raquete. A recolha de dados permitirá apreciar marcadores de destruição de tecidos e parâmetros de saúde óssea no corpo todo e em segmentos com assimetria funcional, permitindo às federações usar os dados para monitorização e controlo do treino relativamente aos atletas de elite.

Os atletas da Federação Portuguesa de Padel vão representar a seleção nacional do Campeonato do Mundo da modalidade, que decorre no Paraguai entre 29 de outubro e 4 de novembro.

Rui Marques Simões