Selo académico: um símbolo de afinidade

Abr 29, 2015

Selo Queima das Fitas
Os selos são uma imagem de marca da Queima das Fitas
Fotografia: © UC | Flávia Arieira

O selo da Queima das Fitas (QF) continua a ser uma tradição para os estudantes da Universidade de Coimbra. De acordo com o comissário responsável pelo pelouro da Tradição na Comissão Organizadora da QF 2015, Diogo Carvalho, “os selos sempre foram uma imagem de marca da Queima”.

É costume que a imagem seja igual ao cartaz da Queima das Fitas, mas há mais tradições ligadas. “Todos os anos, o selo é colado na pasta com a dedicatória e, no final do curso, é tradição ler o que lhe foi dedicado”, acrescenta o comissário.

A tradição do selo surgiu como forma de correspondência da QF. Mais tarde, segundo Diogo Carvalho, autonomizou-se a prática e começaram-se a utilizar os selos colados nas pastas do estudante com dedicatórias de amigos, familiares ou de pessoas importantes na vida do estudante.

A Queima das Fitas 2015 realiza-se de 8 a 15 de maio, no Parque da Canção.

[sublimevideo settings=”youtube-id:CbGSAlfWdIQ” width=”600″ height=”338″]

Reportagem realizada por Ana Silva e Flávia Arieira, estudantes de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.