Seminário comemorativo dos 70 anos da NATO na FEUC

17 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© FEUC

No próximo dia 21 de maio, pelas 14h00, realiza-se no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra o Seminário Comemorativo do 70º aniversário do Tratado do Atlântico Norte.

Sob o tema principal “Portugal 70 Anos de NATO”, o Seminário assinala os 70 anos de existência da Organização do Tratado do Atlântico Norte e promove um debate público sobre os desafios que se colocam hoje à NATO e ao envolvimento de Portugal na Organização.

Três razões principais justificam a oportunidade do debate. Em primeiro lugar, Portugal, fruto do poder funcional conferido pela sua constituição e posição, foi um dos doze membros fundadores, tendo sido signatário do tratado de Washington em 04 de abril de 1949. Em segundo lugar, a organização teve grande relevância na evolução política e militar do nosso país. Em terceiro lugar, ao longo da sua história, a NATO tem contribuído de forma significativa para a manutenção da segurança e da paz no espaço euro-atlântico, atravessando diversos períodos de maior tensão, que foram sendo intercalados com outros de distensão. Com esta mesma finalidade, na atual conjuntura de segurança, a OTAN tem-se desenvolvido e adotado medidas para responder aos novos desafios e ameaças, continuando a ser o cerne da segurança e defesa dos seus estados membros.

O Seminário conta com a presença de oradores destacados, como o General Pinto Ramalho, o Major-General Reis Mateus, o Brigadeiro-General Matos Alves, o Comodoro Nobre de Sousa, Isabel Camisão e Raquel Freire, numa parceria entre o Instituto Universitário Militar e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Seminários IUM_70 anos NATO_UCoimbra3

FEUC