Seminário “Como angariar dinheiro para a ciência com sucesso?” no CNC

15 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Maria João Leão, diretora executiva da Maratona da Saúde, associação de angariação de fundos para investigação, vai dar um seminário sobre formas alternativas de financiamento da ciência no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) a 19 de maio pelas 13h30.

A sessão é gratuita, mediante inscrição por e-mail (scicomm@cnc.uc.pt), e terá lugar no auditório do CNC (Pólo I, 2º andar do edifício da Faculdade de Medicina da UC). O seminário é limitado a 60 participantes.

A Maratona da Saúde, associação sem fins lucrativos, foi pioneira em Portugal a implementar o formato telethon, maratonas televisivas com chamadas telefónicas solidárias de valor acrescentado, para financiamento da investigação científica.

O projeto inovador permite aliar ciência ao entretenimento, mobilizando a sociedade para a importância da ciência e seu financiamento, promovendo com a RTP uma maratona televisiva anual de angariação de fundos, tal como atividades de sensibilização em escolas, autarquias ou hospitais.

Todos os anos a Maratona da Saúde dedica a sua edição a um tipo de doenças específico, como o cancro em 2014, diabetes em 2015, doenças neurodegenerativas em 2016 e doenças cardiovasculares em 2017. Anualmente são lançados os Prémios Maratona da Saúde que apoiam a investigação em Portugal, tendo sido angariado mais de 360 mil euros para a sensibilização e investigação nas áreas referidas.

O formato é inspirado nos exemplos existente em Espanha (La Marató de TV3), França (AFM-Téléthon), Itália (Fondazione Telethon) e Reino Unido (Stand Up To Cancer).

Maria João Leão é licenciada em Biologia pela UC, mestre em Biotecnologia pela Universidade de Leicester, frequentou o Programa de Doutoramento em Biologia e Medicina do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), tendo realizado investigação no Imperial College. A diretora executiva da Maratona da Saúde coordenou entre 2007 e 2012 as atividades de angariação de fundos e de comunicação do IGC, onde realizou parcerias com a Everything is New e a Vista Alegre.