Sessão científica e entrega da Medalha de Ouro da FMUC a Manuel Antunes

Mai 23, 2019

Evento acontece no auditório da subunidade 3 do Pólo das Ciências da Saúde entre as 10 e as 13 horas de segunda-feira, 27.

PartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Manuel Antunes© Carina Monteiro
Manuel Antunes vai receber a medalha de ouro da FMUC
Fotografia: © Carina Monteiro

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) promove na segunda-feira, dia 27, uma sessão científica, que inclui duas conferências dos mais recentes Doutores Honoris Causa da instituição – os médicos e académicos Luis Martí-Bonmatí e André D’Hoore –, a assinatura de cinco protocolos e a entrega da Medalha de Ouro da faculdade ao professor catedrático jubilado Manuel Antunes. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, no Auditório da Subunidade 3 do Pólo das Ciências da Saúde (Polo III).

A iniciativa, que abre com a intervenção do Diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira, e encerra com o discurso do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, será marcada pelas conferências “Artificial intelligence and medical imaging – What Does it mean” (por Luís Martí-Bonmatí, professor da Universidade de Valência (Espanha), especialista em radiologia) e “Can the surgeons influence Crohn’s disease recurrence?” (por André D’Hoore, professor da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), especialista em cirurgia abdominal em casos de doenças inflamatórias intestinais) – proferidas pelos dois médicos e académicos que no domingo, 26, recebem o grau de Doutor Honoris Causa pela UC.

cartaz FMUC

“Os dois mais recentes Doutores Honoris Causa da FMUC irão proferir conferências, no âmbito das suas áreas profissionais médicas, nas quais abordarão temas de particular relevância e atualidade científica. Um deles, falará de inteligência artificial e imagem médica, um tema fundamental e de grande impacto no futuro da medicina, e outro sobre o papel dos cirurgiões numa patologia frequente e também ela relevante – a Doença de Crohn”, destaca o Diretor da FMUC, Duarte Nuno Vieira.

A partir das 11h45 tem lugar a assinatura de protocolos da FMUC com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, o Grupo SANFIL, a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação e a Câmara Municipal de Cantanhede.  “A FMUC procura expandir a sua ação através de um envolvimento com a comunidade por intermédio de protocolos de cooperação, estabelecidos com diferentes entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, e a diversos níveis (pedagógico, científico, clínico). A capacidade de afirmação institucional na área da saúde deve privilegiar a criação de netsworks que possam mais facilmente levar a informação e o conhecimento à sociedade em que se insere”, aponta Duarte Nuno Vieira.

Após a assinatura dos cinco protocolos, decorre a entrega da Medalha de Ouro da faculdade a Manuel Antunes, com a intervenção do presidente da Assembleia da FMUC, Manuel Santos Rosa, e do homenageado. Professor catedrático de Cirurgia Cardiotorácica desde agosto de 1990, e diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra durante cerca de 30 anos, Manuel Antunes proferiu a sua lição de jubilação em julho de 2018, com o tema “Uma Vida de Coração nas Mãos”.

Rui Marques Simões

Redes Sociais

Os comentários estão fechados

« »