Sessão de encerramento da simulação da Conferência Internacional do Trabalho

A sessão vai contar com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

28 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Depois de várias sessões de trabalhos chega ao fim a simulação em meio universitário da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A sessão plenária de encerramento vai ter lugar a 30 de novembro, a partir das 14h30, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra e contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade  e Segurança Social, Vieira da Silva.

Na sessão vão ser apresentadas as principais propostas e conclusões a que os comités de delegados da UC (em representação de governos, empregadores e trabalhadores) chegaram quanto ao futuro do trabalho. Na tarde do dia 30, no quadro da cerimónia institucional de encerramento, vai ainda ter lugar uma mesa redonda com os parceiros sociais que fazem parte da Concertação Social.

Na sequência de um protocolo celebrado em 2010 entre o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e o International Institute for Labour Studies da OIT, a realização da CIT na Universidade de Coimbra, a primeira deste tipo na Europa, resultou de um desafio lançado pelo CES e pelo Escritório OIT – Lisboa à Faculdade de Economia da UC.

Na iniciativa, pioneira em meio universitário, participaram cerca de 300 estudantes da UC, que assumiram o papel de delegados, sendo orientados por um grupo de 13 dinamizadores.

A simulação em meio universitário da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) é fruto de uma organização conjunta entre a OIT, a Faculdade de Economia e o CES.

Consulte aqui o programa da sessão.