SmartCooking – nunca foi tão fácil cozinhar

A aplicação foi desenvolvida por um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC e está disponível gratuitamente

19 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Aprender a cozinhar tornou-se mais fácil com o SmartCookingAgora jovens e adultos que não sabem ou têm pouca experiência na cozinha podem aprender através do uso do aplicativo desenvolvido por estudantes da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto SmartCooking surgiu a partir de um trabalho de seis estudantes que frequentam o curso de Licenciatura em Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC) e que tiveram a ideia para concluir a cadeira de Gestão e Inovação. O aplicativo possui download gratuito para telemóvel e visa auxiliar estudantes, e não só, que precisam de cozinhar e não têm conhecimento ou preparação.

O grande fator de diferenciação entre o SmartCooking e os outros aplicativos já existentes no mercado é que a própria aplicação realiza a escolha do prato mais fácil de ser feito pelo usuário. O utilizador define os ingredientes e o SmartCooking escolhe a receita mais fácil a fazer a partir daí. “É uma aplicação que não existia no mercado, pois nenhuma das anteriores tomava a decisão pelo utilizador. Todas as aplicações de culinária existentes exigiam que o utilizador pensasse qual era a receita que queria”, explica um dos integrantes do grupo. Além disso, o aplicativo possui ainda uma grande variedade de opções com diferentes alimentos incluindo também pratos vegetarianos.

Disponível na Google Store desde 13 de janeiro, o SmartCooking surgiu com o intuito de melhorar a alimentação de estudantes que não têm como hábito cozinhar e que estão longe da família, o que normalmente resulta numa alimentação irregular com escolhas de fácil preparo e pouco saudáveis. “Nem sempre temos os melhores hábitos alimentares principalmente porque chegamos cansados a casa na maior parte das vezes. Tentámos arranjar uma solução para resolver parte do problema, que foi retirar a parte da tomada de decisão”, concluem os estudantes.

Reportagem realizada por Fabíola Xavier Pretel, estudante de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.