Sociedade de debates da UC em torneio internacional

SDUC realiza atividades semanalmente, para todos os interessados.

31 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

Quatro estudantes da Universidade de Coimbra (UC) participaram no torneio internacional de debate em meio académico na Universidade de Salamanca. O evento, que aconteceu entre 26 e 28 de outubro, “foi um torneio de modelo académico que pretendia ser um convívio, um espaço de conhecimento entre pessoas de realidades diferentes para discutir como funciona o espaço europeu de ensino”, explica o presidente da Sociedade de Debates da UC (SDUC), Diogo Videira. Para além de algumas universidades espanholas, participaram quatro universidades mais antigas da Europa – a UC, a Universidade de Sorbonne, em Paris, e a Universidade de Bolonha.

Torneio de debate salamanca

O torneio internacional de Salamanca foi uma das atividades em que a SDUC participa. Todas as quartas-feiras, a SDUC reúne para debater, tendencialmente em português. “Sobretudo na Faculdade de Economia e na Imprensa da UC”, continua o estudante. Quanto a eventos de competição, “temos dois a três torneios por ano”.

Ao contrário do que aconteceu em Salamanca, em que foi utilizado o modelo académico, em espanhol, “cá em Coimbra fazemos o modelo de debate de parlamento britânico”. De acordo com o presidente da SDUC tal significa “que há quatro equipas a debater um tema, duas a favor e duas contra. É um modelo de debate que dá mais intenção à argumentação por si própria e à capacidade de pensar criticamente sobre temas, desafiando os estudantes para desenvolver a sua capacidade de oratória bem como capacidades de resposta critica, estrutura e de capacidade de discurso”, refere.

Quanto a atividades, já nas próximas semanas arranca a Academia SDUC, revela Diogo Videira. “Durará de dois a quatro meses, com formação extensiva e personalizada, para pôr qualquer pessoa interessada a debater, melhorar as suas capacidades”. Já no fim-de-semana de 16 a 18 acontece o Torneio de Debates da UC, uma “formação interna para as pessoas que querem experimentar a modalidade”.

Para saber mais sobre a SDUC, veja aqui.

Marta Costa