Sociedade Portuguesa de Diabetes distingue estudo liderado pela UC

23 março, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Helena Grilo

Um estudo coordenado por Eunice Carrilho, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de ser premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetes com a bolsa “Pedro Eurico Lisboa”. A investigação resulta de uma colaboração entre a FMUC e o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo ainda a parceria da Faculdade de Medicina Dentária do Porto.

A equipa desenvolve, atualmente, um estudo sobre a caraterização das alterações no biofilme e na saliva de doentes diabéticos portadores de bomba infusora de insulina. Este projeto completa-se com um estudo in vitro realizado em fibroblastos. Segundo a coordenadora da pesquisa, «pretende-se avaliar os efeitos que alguns tratamentos têm na saliva e no biofilme dentário de doentes com diabetes tipo I, portadores de bomba de insulina, e a caracterização dos efeitos celulares dos mesmos  em fibroblastos gengivais».

A equipa é composta por: Eunice Carrilho (FMUC), Filomena Botelho (FMUC), Margarida Abrantes (FMUC), Mafalda Laranjo (FMUC), Marques Ferreira (FMUC), Mário Jorge Silva (FMDUP), Ana Coelho (Aluna de Doutoramento FMDUP) e os Endocrinologistas, Francisco Carrilho (CHUC), Luisa Barros (CHUC) e Carla Batista (CHUC).