Soluções inovadoras em saúde vencem concurso de ideias

Uma tecnologia de reprogramação de células que poderá ajudar pessoas com doenças do sangue e um tratamento não invasivo que substitui a aplicação de gotas nos olhos são os grandes vencedores do concurso nacional Arrisca C.

20 junho, 2017≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Concurso de Ideias e Planos de Negócio Arrisca C, promovido por um conjunto de 16 parceiros liderados pela Universidade de Coimbra (UC) e apoiado por 22 patrocinadores, voltou a premiar ideias e projetos inovadores na sua 8.ª edição.

O prémio para melhor plano de negócio, no valor de cerca de 55.000 €, foi conquistado pela MIStem, uma tecnologia que permite reprogramar células, capaz de mudar a sua entidade, passando “células da pele para células estaminais”. Esta tecnologia poderá ajudar pessoas diagnosticadas com doenças do sangue que precisam de um transplante de células estaminais sanguíneas.

O prémio Arrisca C para melhor ideia de negócio foi entregue ao projeto InEye, que consiste num dispositivo esférico de administração de fármacos, semelhante a uma pequena pérola, que é colocado no interior da pálpebra inferior do olho, substituindo a aplicação de gotas. Com o InEye, o fármaco pode ser libertado durante sete a 300 dias, não havendo desperdício (no caso das gotas há um desperdício de 75%), e ganha particular importância em doenças crónicas, como é o caso do glaucoma, uma doença que afeta 80 milhões de pacientes no mundo e que implica a autoadministração de gotas oftálmicas durante toda a vida em 90% dos casos.

arriscac2016_2

Carina Gomes, Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Marcos Mariz e Paula Ferreira, promotores do InEye. Foto: UC | Paulo Amaral

 

O prémio arrecadado pelo InEye representa um apoio financeiro de 7.000 euros e cerca de 25.000 euros em serviços de consultoria de apoio à elaboração de plano de negócio, apoio no desenvolvimento de identidade gráfica e incubação. O InEye recebeu ainda o prémio de melhor ideia de negócio IAPMEI, no valor de 2.500 euros.

No concurso foi ainda premiado o Face2CEPH (prémio IEFP), um sistema informático multiplataforma de apoio ao diagnóstico e seguimento da ação terapêutica em ortodontia. O galardão destinado a uma ideia de negócio de empreendedorismo social (Social Ao Centro) foi entregue ao Sunight, uma tecnologia que proporciona iluminação homogénea equivalente a uma lâmpada tradicional, utilizando energia 100% limpa, tanto durante o dia como durante a noite. Este produto tem uma eficiência acima da média, com um custo de produção reduzido para populações sem acesso à rede elétrica.

Ao longo de oito edições, o Arrisca C já ajudou na criação de mais de 20 empresas e já distribuiu cerca de 760.000 € em prémios.

 

Publicado por: Milene Santos
Partilhe