Starship Fellowship Program reune-se em Coimbra para debater uma nova era da saúde digital na cidade

08 setembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Especialistas de vários países, entre os quais Croácia, Eslovénia, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Roménia, que participam no Starship Fellowship Program, programa de formação avançado, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do consórcio europeu EITHealth, reúnem-se em Coimbra, de 11 a 15 de setembro.

A iniciativa terá lugar nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN) e visa identificar novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo, utilizando a metodologia de Biodesign (desenvolvida pela Universidade de Stanford).

Reuniões anteriores, em Lodz (Polónia) e Barcelona (Espanha), iniciaram o ciclo de formação em ferramentas relacionadas com a metodologia de biodesign bem como no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

Os participantes, organizados em equipas multidisciplinares, procuram dar resposta aos três desafios propostos pela GEHealthcare, um dos parceiros industriais do EITHealth, nomeadamente, novos paradigmas na utilização de algoritmos inovadores de gestão em ambiente hospitalar; oportunidades de melhoria para sistemas de suporte à decisão em situações críticas; oportunidades de melhoria no sistema de administração de fármacos em ambiente hospitalar utilizando a tecnologia de digital labeling.

Após uma fase de observação direta de pacientes, médicos e outros agentes em clínicas e hospitais da Europa, os participantes procuram definir uma lista de problemas identificados que serão analisados e convertidos em necessidades de mercado.

A análise destas necessidades, com a determinação das soluções com maior potencial, permite que cada equipa desenvolva respostas adequadas aos problemas verificados. Após validação junto dos intervenientes hospitalares, as soluções encontradas mais promissoras são tratadas numa perspetiva de oportunidade de negócio.

Pretende-se que a atividade das equipas resulte num melhor conhecimento da realidade clínica e dos seus problemas e necessidades, melhorando simultaneamente a comunicação entre a academia e o ambiente hospitalar.

O Starship Fellowship Program tem como parceiros: KTH – Stockholm (Suécia); IESE Business School – Barcelona (Espanha); Universidade de Coimbra (Portugal); e GE Healthcare (Parceiro industrial).

 

Agenda UC: Cristina Pinto
Partilhe