Tabela Periódica: alguns bastidores epistemológicos no Rómulo

15 julho, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

O RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe na terça-feira, 16 de julho, a palestra “Tabela Periódica: alguns bastidores epistemológicos”. O evento tem como orador convidado o docente de química da Universidade do Porto João Paiva e tem lugar pelas 18 horas.

Dirigida a todos interessados, a iniciativa integra-se na programação do Ano Internacional da Tabela Periódica e tem entrada livre.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Resumo:
O estímulo intelectual que a Tabela Periódica (TP) induziu e provoca, e as aplicações tecnológicas que esta arrumação dos elementos químicos permite e permitirá, merecem ser festejados.
É essa a primeira e mais significativa ideia a sublinhar. A propósito da TP e dos seus 150 anos, tentamos levantar algumas questões de alcance epistemológico, cultural, filosófico e religioso.
Por exemplo, a aparente inversão posicional de árgon e potássio (e cobre e zinco) face aos respetivos pesos atómicos: leis e princípios em química; a exceção que não implica refutação mas ajuste… A química e a física na TP: epistemologia de redução à física ou um movimento top down, com especificidades de complexidade do lado da química?… Os átomos e o problema metafísico: do radical-naturalismo à ingenuidade místico-científica.

Rómulo CCVUC