Tabela Periódica Humana em Coimbra

25 janeiro, 2019≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, às 9h30, a Praça 8 de Maio, em Coimbra, vai acolher uma Tabela Periódica Humana, formada por 118 alunos de escolas básicas e secundárias da cidade (Avelar Brotero, Infanta D. Maria, Jaime Cortesão, Martim de Freitas e Silva Gaio).

A iniciativa, em que cada um dos estudantes vai representar um elemento químico da Tabela Periódica, acontece simultaneamente em locais emblemáticos de várias cidades do país, designadamente, além de Coimbra, no Porto, Lisboa, Braga, Aveiro, Almada, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal, Faro e Castelo Branco, envolvendo no total mais de três mil participantes.

O objetivo é sensibilizar os jovens do ensino básico e secundário e o público em geral para a centralidade dos elementos químicos na constituição de tudo o que nos rodeia, dando início às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica das Nações Unidas na data que assinala os 150 anos da primeira Tabela Periódica proposta pelo cientista russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907).

O evento da Praça 8 de Maio é organizado pela delegação de Coimbra da Sociedade Portuguesa de Química, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Sociedade Portuguesa de Física e Departamento de Engenharia Química e Biológica do ISEC/IPC.

A comissão organizadora é constituída pelos docentes José António Paixão, Mariette M. Pereira e Sérgio Rodrigues, da FCTUC, e José Manuel Sousa, do ISEC/IPC.

FCTUC (Cristina Pinto)