TAGV apresenta nova temporada de programação

Nova imagem do teatro universitário de Coimbra é uma das novidades da nova temporada.

19 setembro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Setembro é “uma época de recomeços”. Funciona assim para o ano letivo, por exemplo, mas também para o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), que reabre as portas com uma programação arrojada e um espaço que viu concluída a segunda fase de renovações. A conferência de imprensa de apresentação da nova temporada desvendou as novidades do TAGV de setembro a dezembro.

O diretor do teatro académico, Fernando Matos Oliveira, sublinhou o processo de renovação que, durante a época de verão, o TAGV sofreu. A obra física incluiu obras no balcão e nos exteriores. A renovação da imagem do teatro foi também apresentada. Um teatro que quer continuar a ser “um lugar de interrogação, de inquietação e de resistência, política e cívica”. “É um teatro em renovação e em movimento”, afirmou Fernando Matos Oliveira.

Na nova temporada, de um teatro que tem aproximadamente 350 eventos em média por ano, foram destacados vários eventos. A vice-reitora da Universidade de Coimbra, Clara Almeida Santos, referiu, por exemplo, a importância do Cinema às Segundas, o concerto inaugural da Orquestra Académica da UC que dá também o “pontapé de saída” ao ano letivo, a 25 de setembro, e o concerto dos The Gift, um espetáculo inclusivo que vai também marcar o 50.º aniversário dos Serviços de Ação Social da UC, marcado para 7 de novembro. A responsável aproveitou ainda para falar de mais um evento de comemoração que junta várias efemérides que vai ter lugar no palco do TAGV, o Dia Mundial dos Direitos Humanos, assinalam-se os 25 anos do massacre de Santa Cruz e os 20 anos da entrega do Nobel da Paz a Dom Ximenes Belo e a Ramos Horta. Apesar de ainda não desvendar muitos pormenores, Clara Almeida Santos deixou já a data: 10 de dezembro.

Para conhecer a programação de setembro a dezembro, veja aqui. Veja a página do TAGV, aqui.