TAGV recebe a terceira edição da mostra de cinema de expressão alemã KINO 2016

A mostra está patente no Teatro Académico de Gil Vicente de 28 a 30 janeiro, com sessões às 10h, 15h, 18h e 21h30.

22 janeiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa pela terceira vez ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) como extensão do programa de Lisboa, que vai já na 13ª edição. Sob a direção do Goethe-Institut Portugal, a KINO apresenta em Coimbra seis filmes e um documentário do panorama atual do cinema alemão e conta com a presença de Ulrich Peltzer, escritor e co-autor do filme de abertura. “Die Lügen Der Sieger – As Mentiras dos Vencedores”, de Christoph Hochhäusler vai ser exibido no TAGV a 27 de janeiro pelas 21h30, dando início à mostra em Coimbra.

A parceria com o TAGV é “muito importante” para o Goethe-Institut como forma de “apresentar as mais recentes tendências e os mais recentes filmes do cinema alemão” em Portugal, de acordo com Corinna Lawrenz. A responsável pela programação cultural de cinema do Goethe-Insitut Portugal e programadora da Mostra KINO refere que se pretende “trazer não apenas os nomes mais conhecidos mas também filmes de jovens realizadores que têm um potencial muito grande e uma abordagem muito particular de olhar para o mundo que os rodeia na Alemanha e da sociedade europeia”.

A mostra “permite apresentar, de um modo estruturado, a cinematografia de expressão alemã juntando também a Áustria, Suiça, Luxemburgo”, conta Fernando Matos Oliveira. O diretor do TAGV recorda que já existe, na programação do teatro, a festa do cinema francês, italiano, programação regular de cinema europeu independente, “e o KINO completa o que temos vindo a fazer no TAGV”.

A Mostra Kino tem início a 27 de janeiro, em Lisboa, prolongando-se até 4 de fevereiro. A extensão de Coimbra, no TAGV, realiza-se entre 28 e 30 de janeiro. A programação completa está disponível online, aqui.