Terapia inovadora para potenciar a regeneração do sistema nervoso vence Prémio Inovação Bluepharma

26 junho, 2018≈ 6 mins de leitura

© UC | Ana Francisca Nunes

O projeto científico “ProREGEN”, desenvolvido por Mónica Sousa, Sara Sousa e Ana Rita Pinto Costa, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), é o vencedor do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra 2017.

O “ProREGEN” apresenta-se como uma terapia para potenciar a regeneração do sistema nervoso, onde é necessária a reparação da medula, atuando em lesões do sistema nervoso e em doenças neurodegenerativas, através da proteína Profilin-1 (Pfn1) que regula o esqueleto celular. O júri destacou a sua originalidade, inovação, viabilidade de mercado e potencial criação de valor para a sociedade, razão pela qual lhe atribuiu o primeiro lugar entre os 23 projetos concorrentes.

A cerimónia de entrega do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2017 realiza-se esta quinta-feira, dia 28 de junho, pelas 12 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

Presidida pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, a cerimónia conta com a presença de Paulo Barradas, Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, empresa promotora do Prémio, e de Seabra Santos, Presidente do Júri, entre outras individualidades.

O projeto vencedor vai receber um prémio monetário de 20 mil euros para avaliar ‘in vivo’ (em ratos com lesão do nervo ciático ou com lesão medular) o potencial regenerativo da Profilin-1 (Pfn1), uma proteína que regula a dinâmica do esqueleto celular, ativa após lesão.

De acordo com os investigadores, resultados ‘in vitro’ demonstram já que a Pfn1 é promotora do crescimento do axónio, com efeitos «robustos e surpreendentes». Caso seja bem-sucedida ‘in vivo’, esta terapia poderá ainda ter aplicações em outras doenças, nas quais a regeneração é necessária. O apoio monetário poderá ainda traduzir-se num investimento suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado.

Os responsáveis pelo ProREGEN notam que, apesar do «progresso considerável» no que respeita aos procedimentos médicos, cirúrgicos e de reabilitação, «não existem tratamentos eficazes para a recuperação neurológica». Consideram, por isso, essencial, a identificação de terapias que promovam recrescimento do axónio (prolongamento do neurónio que estabelece a sua ligação a uma célula-alvo) e a reparação da medula, atuando em lesões do sistema nervoso e em doenças neurodegenerativas.

Com periodicidade bienal, o Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra visa distinguir projetos científicos de excelência ao nível internacional na área das Ciências da Saúde, que apresentem elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.

O júri deste concurso, formado por alguns dos melhores investigadores do país, Carlos Faro (Biocant), Luís Almeida (Universidade do Porto e Blueclinical), Miguel Botto (Portugal Ventures), Sérgio Simões (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e Bluepharma) e Fernando Seabra Santos (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), considerou ser este o melhor projeto, tendo em conta critérios de avaliação como o mérito, a originalidade, a inovação, o potencial contributo e impacto do projeto científico, e a sua diferenciação face à concorrência.

Prémio Bluepharma / Universidade Coimbra
Criado em 2003 com o objetivo geral de contribuir para a divulgação e reconhecimento da investigação científica na área das ciências da saúde em Portugal, o Prémio Bluepharma / Universidade Coimbra premiou nas suas primeiras 8 edições investigadores com teses de doutoramento publicadas em Portugal. Consistindo de um prémio monetário e na publicação de um livro contendo o trabalho dos investigadores, o prémio visava especificamente analisar a produção científica desenvolvida nas universidades portuguesas, dotando os seus premiados de condições para a sua divulgação para além da própria comunidade universitária.
Em 2013, o Prémio Inovação Bluepharma | UC surge com um novo conceito e amplitude, vocacionado sobretudo para a área de inovação e com dimensão internacional. Mantendo, no essencial, o seu principal objetivo – reconhecer a boa investigação científica que se desenvolve em Portugal, na área da saúde – o júri procurou focar-se em novos conceitos, como a patenteabilidade, prova de conceito, potencial de mercado, impacto na sociedade e interesse público, diferenciação face à concorrência.
O projeto científico “Bug-Killer”, foi o vencedor do Prémio Inovação em 2015, desenvolvido por Lino Ferreira e Akhilesh Rai, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).
Na presente edição, os trabalhos a concurso, submetidos por 23 equipas de investigação, foram desenvolvidos em instituições portuguesas e estrangeiras, sempre com a participação de investigadores portugueses.
Grupo Bluepharma
O Grupo Bluepharma, com sede em Coimbra, é considerado hoje um dos mais empreendedores e inovadores no setor farmacêutico. A sua atividade desenvolve-se em três áreas distintas: Investigação, desenvolvimento e registo de medicamentos; Produção de medicamentos próprios e para terceiros; Comercialização de medicamentos genéricos.
Com participação em cerca de 18 empresas, que englobam toda a cadeia de valor do medicamento, nomeadamente em start-ups inovadoras, o grupo Bluepharma considera a área da investigação clínica crítica para a sua estratégia de desenvolvimento de medicamentos.
A estratégia de Investigação & Desenvolvimento da Bluepharma permite-lhe abranger os mercados mais exigentes em mais de 40 territórios por todo o mundo, apresentado uma taxa de exportação de 85%.

Cristina Pinto